segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A chegada dos portugueses no Brasil

 Os portugueses chegaram no Brasil no ano de 1 500.Naquela época, viviam no Brasil apenas os índios.
 Os portugueses logo acharam estranho a maneira como os índios viviam,já que eles caçavam e plantavam apenas aquilo que eles necessitavam para sobreviver.Os índios viviam nus e não moravam em cidades.
 Mas os índios também devem ter achado estranho a maneira como os portugueses viviam,já que era totalmente diferente da maneira como eles estavam acostumados.
  O Brasil passou a ser desde então a colônia de Portugal.
  Após esse primeiro contato com os índios,os portugueses logo passaram a explorar o Brasil,tirando as pedras preciosas das terras brasileiras,cortando o pau-brasil (madeira para tinturaria bastante utilizada nos mercados europeus). Os indígenas forneceram a mão de obra para derrubar, descascar e     transportar os troncos.
  Em troca dessa exploração os portugueses davam  para os índios as famosas "bugigangas",que eram coisas sem valor,mas que os índios não conheciam e por isso os portugueses tiraram grande proveito dessa situação.
 Também passaram a cultivar a cana-de-açúcar para ser exportada.
 Os padres jesuítas também vieram para o Brasil,mas com a intenção de catequizar os índios e não de explorar as terras.
  Tempos depois os portugueses trouxeram os negros da África para o Brasil para que eles trabalhassem nas lavouras,pois os engenhos estavam se expandindo,surgiam novas terras para serem cultivadas e se encontravam novas áreas com jazidas de ouro,então houve uma necessidade de mais pessoas para se trabalhar.Com isso o interior do Brasil passou a ser mais povoado.
  Porém com a descoberta das jazidas de ouro a produção de cana-de-açúcar no Brasil passou a cair.
  O Brasil também passou a ser invadido por ingleses,franceses,holandeses e espanhóis.
  Portugal e Espanha dividiram entre si os territórios conquistados pelo Tratado de Tordesilhas , mas os franceses não aceitaram a validade jurídica do mesmo e ocuparam vários pontos do litoral brasileiro. Em resposta, a Coroa Portuguesa fez sua primeira tentativa para colonizar o Brasil, utilizando sua longa experiência na África e em Portugal, na Reconquista, implantou as Capitanias Hereditárias, dividindo o território em quinze faixas horizontais de terra, com cerca de 350 km de largura, que se iniciavam no litoral e terminavam no interior, na linha imaginária do Tratado.
 Porém isso não durou muito tempo,pois era difícil administrá-las,já que havia uma distância muito grande entre os países,e eles também sofriam com os ataques dos indígenas que queriam de volta suas terras.
  Com o passar do tempo,surgem as cidades e a urbanização no Brasil, e para acompanhar o desenvolvimento,transferiram a capital.Então a capital deixou de ser em Salvador e passou a ser no Rio de Janeiro,já que a região sudeste do Brasil se desenvolvia cada vez mais.
    Depois de muitos anos o Brasil deixou de ser colônia de Portugal,porém passou a ser um país muito desigual e também sofreu por causa da exploração já que tudo de precioso das terras brasileiras foi levado pelos portugueses,já que eles só se interessavam no dinheiro e em  aumentar seus lucros.
  Podemos concluir que a história do Brasil é sem dúvida bem longa,afinal foram vários os fatos que marcaram o nosso país,desde o período colonial até os dias atuais.





2 comentários: